Querido leitor, (ATENÇÃO, POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO)
esta é a terceira e última parte de uma análise realizada em 3 partes (Mensagem, Envolvimento e Forma segundo Lim-Fei). Caso tenha perdido a primeira e a segunda parte, não sabe quem é Lim-Fei e nem os conceitos que aparecerão aqui, leiam a PARTE 01 e PARTE 02 (mas só se você quiser).
Lim-Fei (2017) subdivide a análise quanto a FORMA em elementos visuais e textuais contidos no texto analisado. Vejamos abaixo como Lim-Fei conceitua esses elementos e a aplicação prática da teoria no video proposto. Pode ser que nem todos os elementos sejam encontrados num objeto de análise.
Elementos Visuais (V):
- A exibição principal é percebida diante de uma maior proeminência visando chamar a atenção e interesse da audiência.
- O foco de atenção é quando o recurso visual é destacado dos demais, direcionando a atenção da audiência.
- O ícone é uma representação gráfica de ideias para facilitar a compreensão da audiência.
- De todos, o logo é o mais simples de entender de todos, pois nada mais é que uma logomarca, a identidade visual que identifica uma organização.
Elementos Textuais (T):
- O título é sempre reconhecido por ser uma frase inicial em destaque, maior e trazendo informações do que vem a seguir.
- O slogan é uma frase promocional e cativante que visa o convencimento da audiência daquele ideia que ela expressa.
- O texto principal é um texto menor e que traz uma breve descrição e/ou detalhes do todo.
- A marca é o nome da organização/empresa para fins de identificação de quem está por trás da confecção da imagem/peça publicitária.
- O nome do produto traz a informação do que é ofertado à audiência.
- A chamada para a ação é o convite para que a audiência pratique uma ação.
- A lista de itens depende do que se quer listar.
- Chamar & visitar informação compreende no endereçamento para obter mais informações sobre o produto ou organização.
CONCLUSÃO
Diante dos prints acima, podemos notar vários elementos visuais e textuais que corroboram com a disseminação dos ideais e propaganda do produto. Eles conduzem a audiência para o que a empresa quer (vender o produto) e simplificam o entendimento e identificação da empresa diante da propaganda em video, dando o que Aristóteles chamou de Ethos (confiabilidade) em seus estudos linguísticos.
Você percebeu algum outro elemento visual ou textual? Em qual momento do video? Deixe nos comentários.
REFERÊNCIAS
LIM-FEI, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.
LIM-FEI, V. (F.V. LIM). Profile. Nanyang , 22 jun, 2021. WordPress: https://victorlimfei.wordpress.com
YOUTUBE: Comercial skol - carnaval para todos. Skol. [S. l.]: São Paulo, 16 de fev. de 2017. 1 vídeo (45 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1yrViivJvkA. Acesso em: 22 jun. 2021.
Autor: Joe Carvalho
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