Pular para o conteúdo principal

Parte 03 - FORMA: Uma propaganda de 'breja' analisada sob a ótica multimodal de Lim-Fei.

Querido leitor, (ATENÇÃO, POSTAGEM EM CONSTRUÇÃO)
esta é a terceira e última parte de uma análise realizada em 3 partes (Mensagem, Envolvimento e Forma segundo Lim-Fei). Caso tenha perdido a primeira e a segunda parte, não sabe quem é Lim-Fei e nem os conceitos que aparecerão aqui, leiam a PARTE 01 e PARTE 02 (mas só se você quiser).
Pra começar, vamos reavivar a memória com o video.
Lim-Fei (2017) subdivide a análise quanto a FORMA em elementos visuais e textuais contidos no texto analisado. Vejamos abaixo como Lim-Fei conceitua esses elementos e a aplicação prática da teoria no video proposto. Pode ser que nem todos os elementos sejam encontrados num objeto de análise.

Elementos Visuais (V):
  1. A exibição principal é percebida diante de uma maior proeminência visando chamar a atenção e interesse da audiência.
  2. O foco de atenção é quando o recurso visual é destacado dos demais, direcionando a atenção da audiência.
  3. O ícone é uma representação gráfica de ideias para facilitar a compreensão da audiência.
  4. De todos, o logo é o mais simples de entender de todos, pois nada mais é que uma logomarca, a identidade visual que identifica uma organização.
Elementos Textuais (T):
  1. O título é sempre reconhecido por ser uma frase inicial em destaque, maior e trazendo informações do que vem a seguir.
  2. O slogan é uma frase promocional e cativante que visa o convencimento da audiência daquele ideia que ela expressa.
  3. O texto principal é um texto menor e que traz uma breve descrição e/ou detalhes do todo.
  4. A marca é o nome da organização/empresa para fins de identificação de quem está por trás da confecção da imagem/peça publicitária.
  5. O nome do produto traz a informação do que é ofertado à audiência.
  6. A chamada para a ação é o convite para que a audiência pratique uma ação.
  7. A lista de itens depende do que se quer listar.
  8. Chamar & visitar informação compreende no endereçamento para obter mais informações sobre o produto ou organização.
Agora vamos enumerar esses elementos visuais e textuais encontrados no video.
V - 1, 2, 4.
T - 2, 6.
V - 1, 2, 3, 4.
T - não encontrado.
V - 1, 2, 3, 4.
T - não encontrado.

CONCLUSÃO
Diante dos prints acima, podemos notar vários elementos visuais e textuais que corroboram com a disseminação dos ideais e propaganda do produto. Eles conduzem a audiência para o que a empresa quer (vender o produto) e simplificam o entendimento e identificação da empresa diante da propaganda em video, dando o que Aristóteles chamou de Ethos (confiabilidade) em seus estudos linguísticos.

Você percebeu algum outro elemento visual ou textual? Em qual momento do video? Deixe nos comentários.
REFERÊNCIAS
LIM-FEI, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.

LIM-FEI, V. (F.V. LIM). Profile. Nanyang , 22 jun, 2021. WordPress: https://victorlimfei.wordpress.com

YOUTUBE: Comercial skol - carnaval para todos. Skol. [S. l.]: São Paulo, 16 de fev. de 2017. 1 vídeo (45 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1yrViivJvkA. Acesso em: 22 jun. 2021.

Autor: Joe Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas

Análise Crítica Visual: Pearl Jam - Do the Evolution (clipe)

"Do The Evolution" ("Faça a Evolução" - em tradução livre) é uma música da banda Pearl Jam, lançada em 1998 e escrita pelo vocalista da banda, Eddie Vedder. O video da música data do mesmo ano e é ele que iremos analisar aqui neste post, deixando de lado qualquer conceito presente na letra da música, visto que a proposta é de uma análise crítica da arte visual do clipe. Fonte: frame retirado do clipe "Do the Evolution". Banda Pearl Jam. Fonte: Google Imagens. (Clica no play pra acompanhar a leitura que segue) O clipe é todo feito no estilo de desenho animado, estilo esse bem popular nos anos 90. São muitas as referências que podemos encontrar nesse video clipe, portanto tentarei destacar apenas as que eu julgar mais importantes. Obs.: a barra de progresso do video não foi removida dos prints para servirem de indicação do momento exato em que aparece a imagem no clipe. Todas as imagens foram retiradas do clipe oficial presente no site oficial da banda no Y...