Caro leitor,
esta é a segunda parte de uma análise que se dará em 3 partes (Mensagem, Envolvimento e Forma segundo Lim-Fei). Caso tenha perdido a primeira parte sobre a MENSAGEM, não sabe quem é Lim-Fei e nem os conceitos que aparecerão aqui, então clique AQUI para se atualizar (mas só se você quiser).
Dando continuidade, como dito no título desta postagem, hoje iremos analisar a propaganda de cerveja da Skol, ainda sob a teoria de Lim-Fei, mas desta vez iremos abordar O ENVOLVIMENTO que trata das estratégias visuais comumente utilizadas para atrair a atenção da audiência (no caso de Lim-Fei, os alunos). Lim-Fei trabalha com uma perspectiva semiótica social multimodal para explorar os ganhos e perdas do aprendizado digital baseado nas pesquisas de Kress (2005: 21), que propõe uma metodologia para estudar os ganhos e perdas enfocando tanto no material e/ou semiótico, quanto nos modos, os meios materiais de comunicação, na mídia e no contexto.
De acordo com Lim-Fei (2017), o Envolvimento é percebido em algumas estratégias visuais:
- Proeminência - em relação ao que se quer dar maior importância (tamanho, nitidez, primeiro plano, iluminação e contraste de cor).
- Direção - relacionado à direção do olhar das personagens na imagem (olhar direto, indireto e sem olhar).
- Poder - faz-se relação de poder ao alterar o ângulo de captura da imagem (ângulo alto, baixo e horizontal).
- Intimidade - também relacionado à captura de imagem, mas em distância de câmera. (imagem em close, de perto e longe).
Antes de começar, vamos rever o video:
Skol - Carnaval pra todos (Youtube, 2017)
Agora vamos buscar essas estratégias visuais separadamente no video da propaganda da Skol e explica-las separadamente, ou não, uma vez que é possível encontrar num mesmo print uma ou várias estratégias de Envolvimento. Abaixo iremos apresentar os prints e as estratégias representadas por números de 1 a 4 (1-Proeminência; 2-Direção; 3-Poder; 4-Intimidade) e suas respectivas especificações.
1 - primeiro plano, nitidez
2 - olhar indireto
3 - horizontal
4 - de perto
1 - primeiro plano, nitidez
2 - olhar direto
3 - ângulo baixo
4 - de perto
1 - primeiro plano, nitidez
2 - olhar indireto
3 - baixo
4 - de perto
1 - nitidez
2 - olhar indireto
3 - horizontal
4 - de longe
1 - tamanho, nitidez
2 - sem olhar
3 - baixo
4 - de longe
1 - nitidez e contraste
2 - não encontrado
3 - horizontal
4 - de perto
Observações:
Em resumo, podemos avaliar que, segundo a teoria de Lim-Fei, algumas inferências podem ser feitas:
- Observe que em todas as imagens que possuem Proeminência (1) tem o intuito de destacar algo do cenário, dando-lhe um foco maior, um protagonismo, seja pelo tamanho, cor, nitidez, etc.
- Quando estas possuem Direção (2) é dado um papel participativo ou não à audiência através do olhar dos personagens. Como se a audiência participasse ou não do 'mundo paralelo' em que o comercial se passa ao serem encarados ou não por quem aparece na tela. É como se cobrassem (ou não), a participação da audiência.
- A estratégia de Poder (3) vai definir qual a relação a audiência terá perante o que está em destaque. Dependendo do ângulo de câmera, pode ser de que induza a audiência a uma relação de superioridade (câmera baixa), de igualdade (horizontal) ou inferioridade (alta).
- Por último, a estratégia de Intimidade (4) vai delimitar o que se quer mostrar e qual idéia repassar com a imagem, podendo focar na personagem que se quer mostrar ou ligar a uma ação, ou ambiente, tudo dependendo da abertura de enquadramento de câmera dado na imagem a ser explorada.
Conclusões:
É perfeitamente perceptível que todas essas estratégias visuais servem para o convencimento da audiência e são amplamente utilizadas em peças publicitárias. Por isso é essencial conhecê-las para que haja a possibilidade de constatar se a propaganda se trata realmente do que é mostrado ou se é apenas com o intuito de vender algo que não seja aquilo que o consumidor realmente desejaria comprar.
Outro fator importante a ser mencionado é que essas análises multimodais, requerem da audiência letramentos diferentes para sua percepção. Alguns são de fácil interpretação, mas nem todos são perceptíveis por todos devido às diferentes categorias de letramentos que as pessoas têm. Professores deveram sempre utilizar dessas estratégias educacionais multimodais, pois elas tendem a gerar alunos mais atentos e críticos aos diversos tipos de textos que lhes são oferecidos diariamente.
No caso desta postagem, estamos analisando uma propaganda de cerveja, mas claro que essas estratégias são utilizadas não somente para vender um produto, às vezes o que é vendido é uma ideologia. Muitas dessas estratégias são usadas até mesmo em vídeos de discursos visando apenas o convencimento, como, por exemplo, nos discursos religiosos e políticos. Conhecendo a teoria de Lim-Fei, somos capazes de reconhecer quando e como essas estratégias são utilizadas para nos prevenir de "comprar gato por lebre".
Mas e você? Já tinha percebido algumas dessas estratégias em propagandas do seu dia-a-dia? Quais? Deixe nos comentários sua opinião.
Clique na imagem abaixo e vá para a parte 3:
Autor: Joe Carvalho
REFERÊNCIAS:
LIM-FEI, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.
LIM-FEI, V. (F.V. LIM). Profile. Nanyang , 22 jun, 2021. WordPress: https://victorlimfei.wordpress.com
KRESS, G. and T. van Leeuwen (2006), Reading Images: The Grammar of Visual Design (Second Edition), London, UK: Routledge.
YOUTUBE: Comercial skol - carnaval para todos. Skol. [S. l.]: São Paulo, 16 de fev. de 2017. 1 vídeo (45 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1yrViivJvkA. Acesso em: 22 jun. 2021.
Comentários
Postar um comentário