Pular para o conteúdo principal

A Metafunção INTERATIVA de Kress e van Leeuwen (1996)

Dando continuidade à gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996), agora iremos abordar a classificação conforme a metafunção Interativa, sendo esta a relação entre observador (leitor) e observado (representado na imagem - personagem) diante do que é mostrado em imagens, muito parecida com a gramática visual de Lim-Fei (2017) que abordamos AQUI.

Primeiro vamos observar o panorama e suas subdivisões.
Vejamos então cada uma dessas divisões e respectivas subdivisões.
1 - Contato — referente ao olhar do observado (representado)
Aqui basicamente é sobre a direção do olhar de quem está representado na imagem (personagem).
Demanda – olha direto para o leitor. Podendo ser agressivo, sedutor, amável, etc. A imagem sempre irá requisitar uma ação do leitor (observador).
Oferta – não olha para o leitor. A imagem NUNCA irá requisitar uma ação do leitor (observador), apenas demostra algo para ser apreciado por ele.
2 - Distância ou Afinidade Social — referente à distância de câmera em relação aquilo que se quer mostrar. Quanto maior for a proximidade, maior a intimidade com o leitor (observador), quanto mais distante, essa intimidade é menor.
  • Plano fechado (close) em que a cabeça e os ombros do participante são apresentados.
  • Plano médio (perto) em que o participante fica exposto até a cintura ou joelho.
  • Plano aberto (longe) em que todo o corpo do participante fica a mostra.
3 - Perspectiva – Aqui o envolvimento do leitor está diretamente interligado ao ângulo de câmera que retrata a cena. Podendo ser classificado em:
  • Frontal – o participante faz parte do mundo do leitor. A relação é igualitária.
  • Oblíquo (lateral) – menos participação do leitor. Há um distanciamento do leitor em relação ao que é retratado.
  • Vertical – dita as relações de poder entre o leitor e o representado.
    • Alto -  câmera aponta pra baixo, dando poder sobre o leitor e o representado é visto como inferior (pena). 
    • Nível do olhar –  câmera no mesmo nível, transmitindo igualdade entre representado e leitor.
    • Baixo – câmera de baixo apontando pra cima, dando poder ao representado, enquanto o leitor é visto como inferior (intimidação).
4 - Modalidade – nível de realidade da imagem. As cores, a iluminação podem ser usadas para dar ênfase e trazer a atenção do leitor para o que se deseja, fazendo com que altere os sentidos da imagem.
  • Saturação de cores – das cores ao preto e branco.
  • Contextualização – Da ausência ao detalhamento de plano de fundo.
  • Iluminação – varia conforme o que se quer mostrar (luz x sombra).
  • Brilho – a simples alteração do brilho em uma imagem pode dar ênfase ou emular alguma emoção no leitor, variando na polarização conforme o nível do brilho, como a sensações de calor e frio, medo e confiança, felicidade e tristeza, etc. Induz a uma percepção fabricada para influenciar intencionalmente o leitor.
A próxima postagem será a última parte da gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996), relacionado à  Metafunção Composicional. Aguardem.

Referências:
DOS SANTOS COSTA, Giselda; CEFET-PI-UNED, Floriano. LETRAMENTO VISUAL: DA WEB AO CELULAR
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design.
London, New York: Routledge, [1996], 2006.

Autor: Joe Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas

Análise Crítica Visual: Pearl Jam - Do the Evolution (clipe)

"Do The Evolution" ("Faça a Evolução" - em tradução livre) é uma música da banda Pearl Jam, lançada em 1998 e escrita pelo vocalista da banda, Eddie Vedder. O video da música data do mesmo ano e é ele que iremos analisar aqui neste post, deixando de lado qualquer conceito presente na letra da música, visto que a proposta é de uma análise crítica da arte visual do clipe. Fonte: frame retirado do clipe "Do the Evolution". Banda Pearl Jam. Fonte: Google Imagens. (Clica no play pra acompanhar a leitura que segue) O clipe é todo feito no estilo de desenho animado, estilo esse bem popular nos anos 90. São muitas as referências que podemos encontrar nesse video clipe, portanto tentarei destacar apenas as que eu julgar mais importantes. Obs.: a barra de progresso do video não foi removida dos prints para servirem de indicação do momento exato em que aparece a imagem no clipe. Todas as imagens foram retiradas do clipe oficial presente no site oficial da banda no Y...