Atenção, leitor:
Esta será uma análise breve apenas para fins de atividade do mestrado, tendo como corpus uma imagem retirada do livro 'Rapunzel' do Projeto Nacional de Alfabetização (PNA) do Governo Federal brasileiro.
Esta será uma análise breve apenas para fins de atividade do mestrado, tendo como corpus uma imagem retirada do livro 'Rapunzel' do Projeto Nacional de Alfabetização (PNA) do Governo Federal brasileiro.
O modo verbal do texto multimodal na Figura consiste nas seguintes cláusulas:
"Não resistindo à aflição de sua esposa, o marido passou a colher, durante a noite, algumas beterrabas na horta da vizinha. Certa vez, foi surpreendido, e a bruxa lançou, com a voz rouca, a seguinte maldição:"
O texto verbal nesta unidade de análise indica “direção baixa”, pois combina orações declarativas, enquanto os verbos usados estão na terceira pessoa (ele).
O “direcionamento baixo” é caracterizado pelo motivo dos participantes retratados não olharem para o leitor. Portanto, o texto verbal e a imagem caracterizam-se pela complementaridade quanto à dimensão do direcionamento.
O texto verbal promove também uma moderada distância social, dado que os verbos utilizados são na voz ativa (“passou”,"lançou", etc) e presença de parataxe e hipotaxe. A imagem indica uma grande distância social porque os participantes retratados se encontram em um plano distante (long shot). Portanto, nesta unidade de análise, o texto verbal e a imagem são caracterizados pela complementaridade no que diz respeito à distância social.
O texto verbal promove envolvimento fraco, visto que o pronome de segunda pessoa não possessivo (“ele”) é usado, enquanto a imagem denota forte envolvimento quando os participantes retratados são representados em um ângulo horizontal. Portanto, os dois modos semióticos nesta unidade são caracterizados pela relação de complementaridade quanto ao envolvimento.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. – Brasília : MEC, SEALF, 2019.
Autor: Joe Carvalho
Comentários
Postar um comentário