A multimodalidade, como já abordado neste blog, é responsável por atiçar os sentidos através do mais variados recursos semióticos produtores de sentidos; dentre os mais utilizados sendo a imagem e o texto.
Dito isso, vamos analisar e demonstrar, com base na gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996), como uma simples imagem por trazer inúmeras informações, inferências e sentidos. Isso inclui percepções que nem sempre estão descritas diretamente na imagem.
Abaixo uma imagem retirada do site da LATAM (anteriormente chamada TAM) companhia aérea, parabenizando o jogador de futebol David Luiz pela contratação e mudança de time.
Na tabela acima, podemos ver várias situações que podem ser retiradas do anúncio da TAM, que devem ser interpretadas como, por exemplo, na linha 2: "Tam vender passagem", representando uma das ações perceptíveis no anúncio (A TAM vende passagens aéreas).
Legenda:
- Ator - é o sujeito de quem se fala ou que sofre a ação.
- Vetores - são representados por verbos de ação e ligam o ator à meta.
- Meta - o objetivo relacionado a cada ator presente na imagem.
Com base nos estudos de Kress e van Leeuwen (1996) que tratam da metafunção representacional, a imagem é categorizada como não-transicional, devido ao fato de não ter nenhuma garantia de quem seja a audiência específica desejada pela campanha nem a quais pessoas ela quer chegar, portanto, não existe uma relação direta com ela. Por isso o público alvo é retratado como "livre" na tabela.
Os atores podem ser classificados como representativos quando se tem o ator representado na imagem; e interativo quando este participa da ação.
Bom, este é apenas uma análise breve da imagem acima. Dependendo de quem a analise, pode vir a encontrar outras percepções dela.
E você, qual a sua percepção da imagem acima?
Autor: Joe Carvalho
Referências:
DOS SANTOS COSTA, Giselda; CEFET-PI-UNED, Floriano. LETRAMENTO VISUAL: DA WEB AO CELULAR
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design.
London, New York: Routledge, [1996], 2006.
Comentários
Postar um comentário