Pular para o conteúdo principal

Analisando um comercial da TAM baseado na gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996)

A multimodalidade, como já abordado neste blog, é responsável por atiçar os sentidos através do mais variados recursos semióticos produtores de sentidos; dentre os mais utilizados sendo a imagem e o texto.
Dito isso, vamos analisar e demonstrar, com base na gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996), como uma simples imagem por trazer inúmeras informações, inferências e sentidos. Isso inclui percepções que nem sempre estão descritas diretamente na imagem.
Abaixo uma imagem retirada do site da LATAM (anteriormente chamada TAM) companhia aérea, parabenizando o jogador de futebol David Luiz pela contratação e mudança de time.


Na tabela acima, podemos ver várias situações que podem ser retiradas do anúncio da TAM, que devem ser interpretadas como, por exemplo, na linha 2: "Tam vender passagem", representando uma das ações perceptíveis no anúncio (A TAM vende passagens aéreas).

Legenda:
  • Ator - é o sujeito de quem se fala ou que sofre a ação.
  • Vetores - são representados por verbos de ação e ligam o ator à meta.
  • Meta - o objetivo relacionado a cada ator presente na imagem.
Com base nos estudos de Kress e van Leeuwen (1996) que tratam da metafunção representacional, a imagem é categorizada como não-transicional, devido ao fato de não ter nenhuma garantia de quem seja a audiência específica desejada pela campanha nem a quais pessoas ela quer chegar, portanto, não existe uma relação direta com ela. Por isso o público alvo é retratado como "livre" na tabela.
Os atores podem ser classificados como representativos quando se tem o ator representado na imagem; e interativo quando este participa da ação.

Bom, este é apenas uma análise breve da imagem acima. Dependendo de quem a analise, pode vir a encontrar outras percepções dela.
E você, qual a sua percepção da imagem acima?

Autor: Joe Carvalho

Referências:
DOS SANTOS COSTA, Giselda; CEFET-PI-UNED, Floriano. LETRAMENTO VISUAL: DA WEB AO CELULAR
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design.
London, New York: Routledge, [1996], 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas

Análise Crítica Visual: Pearl Jam - Do the Evolution (clipe)

"Do The Evolution" ("Faça a Evolução" - em tradução livre) é uma música da banda Pearl Jam, lançada em 1998 e escrita pelo vocalista da banda, Eddie Vedder. O video da música data do mesmo ano e é ele que iremos analisar aqui neste post, deixando de lado qualquer conceito presente na letra da música, visto que a proposta é de uma análise crítica da arte visual do clipe. Fonte: frame retirado do clipe "Do the Evolution". Banda Pearl Jam. Fonte: Google Imagens. (Clica no play pra acompanhar a leitura que segue) O clipe é todo feito no estilo de desenho animado, estilo esse bem popular nos anos 90. São muitas as referências que podemos encontrar nesse video clipe, portanto tentarei destacar apenas as que eu julgar mais importantes. Obs.: a barra de progresso do video não foi removida dos prints para servirem de indicação do momento exato em que aparece a imagem no clipe. Todas as imagens foram retiradas do clipe oficial presente no site oficial da banda no Y...