Olá, caros leitores. Hoje vamos simular uma atividade crítica para uma turma de 3ª série do ensino médio da escola pública 'X' (hipotética). Mas antes, é preciso conceituar algumas teorias acerca da importância dessa atividade.
O gênero do texto trabalhado será o videoclipe, utilizaremos o video "Do the Evolution" do Pearl Jam. O aluno deverá ser capaz de perceber de forma crítica, apenas se baseado em prints, quais os assuntos contidos no videoclipe. Isso servirá para analisar quais letramentos o aluno possui em sua bagagem cultural e, quem sabe, despertar novos tipos de conhecimento.
De acordo com Hamze (2020), letramento difere de alfabetização porque além de saber ler e escrever, o indivíduo letrado consegue responder às demandas sociais da leitura e da escrita. O indivíduo letrado tem senso crítico daquilo que lê e não apenas reproduz uma leitura. Um sujeito alfabetizado, não necessariamente é um sujeito letrado.
Diante do conceito de letramento, podemos verificar indivíduos multiletrados, que são aqueles capazes de possuir vários tipos de letramento (Alexander, 2004), por isso a cada dia percebemos que a pedagogia tende a criar oportunidades que explorem esse multiletramento, de forma a que os alunos sejam estimuladod em todos os sentidos, seja de maneira visual, por áudio ou quaisquer outras ferramentas multimodais que possam contribuir com esse multiletramento.
Como videoclipes são textos multimodais, pois entregam mais de um tipo de texto (visual, audio, etc) são de grande importância para o uso em sala de aula. Eles proporcionam maior interesse, portanto, maior interação do aluno, saindo um pouco daquela aula padronizada e monótona da mesmice do quadro negro (que é agora branco).
Agora que foram feitas as devidas apresentações, vamos à atividade propriamente dita:
Conclusão:
Além de ser um ótimo recurso visual, os videoclipes podem ser trabalhados por diversas disciplinas, inclusive como no caso, história. Nele podemos ver retratados inúmeros fatos históricos e pode-se exercitar letramentos diferentes de uma mesma fonte. Por exemplo, enquanto o video pode ser trabalhado por professores da disciplina de história, o áudio pode ser utilizado por professores de disciplina de língua inglesa ou quem sabe, por professores de psicologia já que é abordado diferentes problemas sociais no video. O que queremos apontar é que, independente do meio utilizado, essas práticas multimodais se encaixam perfeitamente em qualquer tipo de letramento a ser estimulado.
Agora resta a nós professores, percebermos a importância das multimodalidades para que o ensino seja algo prazeroso e estimulante para nossos alunos.
Referências:
ALEXANDER, Patricia A.; FOX, Emily. A Historical Perspective on Reading Research and Practice. In: RUDDELL, Robert B.; UNRAU, Norman J. (Org.). Theoretical Models and Processes of Reading. 5. ed. DE: International Reading Association, 2004. v. 1. p. 33–68. DOI: 10.1598/0872075028.2. Disponível em: http://www.reading.org/publications/bbv/books/bk502/abstracts/bk502-2-Alexander.html. Acesso em: 5 jun 2021.
HAMZE, Amelia. Alfabetização ou Letramento?. Brasil Escola, 2020. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/alfabetizacao.htm. Acesso em: 05, jun e 2021.

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