- Hipermídia e Hipertexto: com a chegada da ‘internet’, novas opções de construção de texto surgiram, deixando-o mais dinâmicos e com muito mais informações agregadas a ele. O termo "hiper" significa "além", então entenda que uma hipermídia e um hipertexto nada mais são do que algo que vai além da mídia e além do texto (respectivamente). As mais utilizadas recentemente são as hipermídias de vídeos, áudios, filmes, etc. e os hipertextos em forma de links que orientam a leitura para outros textos relacionados na ‘web’. Por isso o conceito de não linearidade na leitura de textos assim, ou seja, você não se prende apenas a um texto e a uma forma de ler.
- Pesquisa motivacional: com o passar do tempo, viu-se que um texto deve também se preocupar com os fatores críticos de quem o lê. Isso inclui desde a motivação até o contexto em que o leitor está inserido. Daí por diante, viu-se o aluno como um leitor engajado ou motivado. Durante anos a leitura foi trabalhada como algo exclusivo de séries iniciais ou para adultos que estivessem com dificuldades de formação escolar, mas perceberam que, dependendo da motivação, jovens e adultos sem essas dificuldades e que já ultrapassaram a educação básica, também poderiam ser leitores de textos e para as mais diversas finalidades, não tão somente para fins escolares. O aluno deixa de ser uma tela em branco para ser pintada e passa a ser um dos agentes formadores de sua educação.
Os Princípios Resultantes:
Com base na constatação de que há uma necessidade de se reavaliar o uso de textos em sala de aula e fora dela, percebeu-se que o estudo guiado por textos vai muito além do que era pregado tradicionalmente (cognitiva, estética, ou de natureza sociocultural), mas sim, deve-se considerar fatores como interesse do aluno e o contexto (significado) do texto para ele. Agora, o texto deve ter alguma relação direta ou indireta com quem o lê e isso faz com que o leitor fique motivado em ler cada vez mais.
Outro princípio que deve ser observado é que a geração atual sempre esteve envolta a tecnologia e conhecem o mundo apenas sob essa ótica. Eles, mesmo em diferentes contextos sociais, a utilizam diariamente, seja no simples ato de mexer no celular, ou ao enviar um email, ou mensagem nas redes sociais. O que resulta em novas possibilidades de textos e leituras, e faz com que o processo educativo do leitor, exija novos planejamentos e estratégias da parte dos educadores para se trabalhar com esse novo mundo que se apresenta.
Os Princípios Resultantes: Com base na constatação de que há uma necessidade de se reavaliar o uso de textos em sala de aula e fora dela, percebeu-se que o estudo guiado por textos vai muito além do que era pregado tradicionalmente (cognitiva, estética, ou de natureza sociocultural), mas sim, deve-se considerar fatores como interesse do aluno e o contexto (significado) do texto para ele. Agora, o texto deve ter alguma relação direta ou indireta com quem o lê e isso faz com que o leitor fique motivado em ler cada vez mais.
Outro princípio que deve ser observado é que a geração atual sempre esteve envolta a tecnologia e conhecem o mundo apenas sob essa ótica. Eles, mesmo em diferentes contextos sociais, a utilizam diariamente, seja no simples ato de mexer no celular, ou ao enviar um email, ou mensagem nas redes sociais. O que resulta em novas possibilidades de textos e leituras, e faz com que o processo educativo do leitor, exija novos planejamentos e estratégias da parte dos educadores para se trabalhar com esse novo mundo que se apresenta.
- Processos físicos: estímulos visuais até o processamento neurológico desses estímulos.
- Processos psicológicos: interpretação, memorização de texto; a formulação de objetivos e expressão de interesses; dentre outros.
- Procesos sociológicos: envolve comunicação intra e interindividual por meio de mídias linguísticas, elas próprias influenciadas socioculturalmente.


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